contato@impac.org.br   Av. do Contorno, 2.399 - Floresta - Belo Horizonte | MG

  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Black

Dia Mundial sem Tabaco: Que todos os dias sejam 31 de Maio.

 

Não é por menos que o combate ao fumo está sendo prioridade de instituições internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS). que em 1987, para alertar sobre doenças e mortes relacionadas ao tabagismo, criou o        Dia Mundial Sem Tabaco, o dia 31 de maio. O consumo de derivados do tabaco como o cigarro, causa quase 50 tipos de doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares como infarto e angina, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas. O câncer de pulmão está associado ao consumo de tabaco em 90% dos casos diagnosticados, além de diversos outros tipos de câncer. O tabagismo é, isoladamente, a principal causa de câncer no mundo!

 

Hoje as doenças cardiovasculares e o câncer são as principais causas de morte por doença no Brasil, e o câncer de pulmão é a primeira causa de morte por câncer, chegando a milhares de mortes por ano!

 

Este ano o Dia Mundial Sem Tabaco abordará o tema:Embalagem padronizada de cigarros. No dia 31 de maio de 2016, a OMS fará um apelo aos países para adotarem a padronização de embalagens de produtos de tabaco. Com o objetivo de reduzir a atratividade e reduzir o uso da embalagem como forma de promoção e publicidade, limitar rotulagens enganosas e aumentar a eficiência das advertências de saúde, a padronização propõe a restrição do uso de cores, elementos gráficos e informações promocionais nos maços de cigarro.

A padronização na embalagem de cigarros começou na Austrália em 2012 e em 2015 a Irlanda, o Reino Unido e a França aprovaram leis para introduzir a padronização.

 

O tabaco produz efeitos físicos, psicológicos e comportamentais nos dependentes. Muitos fumantes sentem-se inseguros e não tentam parar de fumar com medo de fracassar. Vale ressaltar que a recaída faz parte do processo de parada definitiva e não deve ser visto como um sinal de fraqueza ou fracasso. Especialistas dizem que a maioria dos indivíduos que conseguiram parar de vez com o cigarro fizeram outras tentativas anteriores. O fumante é um dependente de nicotina, uma droga bastante poderosa que atua no sistema nervoso central assim como a cocaína, é normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sejam os mais difíceis, porém as dificuldades serão menores a cada dia.

 

“Prepare-se para se ​​sentir confiante em sua capacidade de ficar sem fumar hoje, e celebre esta data especial!” - Instituto Nacional do Câncer – INCA

 

Segundo o INCA o tabagismo ainda pode causar impotência sexual no homem, complicações na gravidez, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo e infecções respiratórias.

 

As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam risco

• 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão
• 5 vezes maior de sofrer infarto
• 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar
• 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral

Se parar de fumar agora...

• após 20 minutos sua pressão sanguínea e pulsação voltam ao normal
• após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue
• após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza
• após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar readquire a capacidade de identificar sabores
• após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora
• após 5 a 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou

“Quanto mais cedo você parar de fumar, menor o risco de adoecer. Quem não fuma aproveita mais a vida!” - Instituto Nacional do Câncer – INCA

 

Fontes:

http://www.cccancer.net/dia-mundial-sem-tabaco/

http://www.inca.gov.br/wcm/dmst/2013/dia_mundial_sem_tabaco.asp

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us