contato@impac.org.br   Av. do Contorno, 2.399 - Floresta - Belo Horizonte | MG

  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Black

14 de Junho - Dia Mundial do Doador de Sangue - A doação que salva vidas!

 

“Doar sangue é um ato de solidariedade, compromisso e responsabilidade” (Portaria 2.712, 2013; FUNDAÇÃO HEMOMINAS). Temos que nos conscientizar sobre a importância e necessidade desse grande gesto!

 

Doar sangue é gerar vida através da vida, é um ato de profundo humanismo, amor e respeito ao próximo. “O sangue é insubstituível, não se produz sangue artificial, somente pode ser obtido através das doações de um ser humano para outro” (PORTARIA 2.712, 2013). Os benefícios são para todos, já que todos nós estamos sujeitos a qualquer momento a precisarmos de uma transfusão de sangue.

 Quando você doa o seu sangue, você salva vidas! Você ajuda os que necessitam. Eu sou doadora regular de sangue, muitas pessoas me perguntam se doar sangue dói? Eu respondo que a dor não se subestima, no meu caso, não sinto dor, não sinto nada além da satisfação e a felicidade de poder ajudar alguém que eu nem sei quem é, e isso é, sim, muito gratificante! Penso que a dor de quem precisa é muito maior do que a “dor” de uma picada de agulha.

 

Quem pode doar?

 

“Qualquer pessoa saudável com idade entre 18 e 60 anos pode doar sangue”. (FUNDAÇÃO HEMOMINAS; Manual de Atendimento ao Doador, 2014; PORTARIA 2.712, 2013). Desde que atendam os seguintes requisitos:

 

- Sendo menores de idade, estarem de posse de autorização dos responsáveis, além de cópia dos documentos de identificação pessoal dos responsáveis. “A doação de candidatos de 16 e 17 anos teve início em 12/11/2013, em todas as suas Unidades Regionais.” (PORTARIA 2.712,2013);

 

- Acima de 60 anos é permitida a doação caso a pessoa já tenha doado, ao menos uma vez, antes de completar 60 anos;

 

- Estar com, no mínimo, 50 quilos e apresentar-se saudável;

 

- Não ter feito uso de bebidas alcoólicas pelo menos 12 horas antes da doação, bem como evitar o uso de tabaco duas horas antes;

 

- O doador não precisa estar em jejum e deve portar documento de identificação individual com foto. (FUNDAÇÃO HEMOMINAS).

 

Com duração de alguns minutos apenas, a doação de sangue retira um volume pequeno para quem doa, pois é rapidamente reposto pelo organismo, que representa muito para quem recebe, pois a cada doação é possível salvar quatro vidas! “O sangue coletado é fracionado em até quatro produtos distintos (concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado)”, (FUNDAÇÃO HEMOMINAS), que atendem diferentes pacientes com necessidades específicas.

 

Caso você queira doar mais de uma vez é importante observar os intervalos entre uma doação e outra:

 

- uma vez a cada 90 dias para mulheres, totalizando 3 vezes ao ano.

- uma vez a cada 60 dias para homens, totalizando 4 vezes ao ano. (FUNDAÇÃO HEMOMINAS).

 

E quem não pode doar?

 

- Quem teve hepatite após os 11 anos de idade;

 

- Mulheres Grávidas ou amamentando;

 

- Pessoas que estão expostas a doenças que podem ser transmitidas pelo sangue, como HIV/AIDS, por exemplo;

 

- Usuários de drogas;

 

- Aqueles que mantiveram relações sexuais sem usar preservativo (camisinha) com parceiro desconhecido ou eventual. (FUNDAÇÃO HEMOMINAS).

 

“Existem muitos mitos sem fundamentos sobre doar sangue, como: Engrossa o sangue, afina o sangue, emagrece, engorda, vicia, mulher menstruada não pode doar e outros, que causam medo e diminuem o número de doadores, importante esclarecer que todos estes não passam de mitos.” (FUNDAÇÃO HEMOMINAS; Manual de Atendimento ao Doador, 2014; Manual de Orientações Para Promoção Da Doação Voluntária De Sangue, MS, 2015).

 

Vamos doar!

 

“Quando, para salvar uma vida for necessária uma doação de sangue, só você cidadão, poderá fazê-lo e com este ato, você fará uma enorme diferença” (HEMOPA).

 

Muitas pessoas necessitam de transfusão de um ou mais derivados do sangue, muitas vezes, os pacientes permanecem semanas internados esperando por falta de doadores. Algumas doenças, como a Talassemia (uma doença hereditária) que causa anemia grave além de outros sintomas, os pacientes com Talassemia necessitam receber sangue regularmente a cada duas ou quatro semanas por toda a vida. Além disso, pessoas em tratamento quimioterápico; anemias agudas como as causadas por hemorragias que ocorrem, por exemplo, em acidentes; cirurgias com grande perda de sangue; deficiência de vários fatores de coagulação; grandes queimados e outras doenças do sangue... Esses são alguns dos muitos exemplos de como seu ato de doar sangue é muito importante! Vamos doar!

 

Você sabia que...

 

“...o agendamento da doação de sangue é feita pelo 155, válido para toda a Rede. Isso agiliza o atendimento e distribui as doações ao longo de todo o dia.” (FUNDAÇÃO HEMOMINAS).

Agende seu horário e seja solidário, como diz o ditado: fazer o bem sem olhar a quem!

Fundação Hemominas Belo Horizonte

Endereço:

Alameda Ezequiel Dias, 321 - Bairro: Santa Efigênia.

 

 

 

Referências

http://www.hemominas.mg.gov.br/       

Manual de Atendimento ao Doador – Fundação Hemominas – 2014. Data da versão: 08/09/14. 

Portaria 2.712, Ministério da Saúde, 12 de novembro de 2013.

http://www.hemopa.pa.gov.br

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square