contato@impac.org.br   Av. do Contorno, 2.399 - Floresta - Belo Horizonte | MG

  • Black Instagram Icon
  • Facebook Basic Black

Hoje, 05 de Agosto, é comemorado o dia Nacional da Saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde, “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. Este bem estar completo é busca constante em nossa vida e hoje falaremos sobre três áreas que tem grande importância nesta caminhada: Nutrição, Psicologia e Massoterapia.

 

O Impac conta com a atuação de quatro profissionais nestas áreas, sendo uma nutricionista, uma massoterapeuta e duas psicólogas. A Instituição entende que o indivíduo deve ser atendido de forma global, de forma a equilibrar suas emoções com aquilo que se manifesta em seu corpo. Segundo nossa nutricionista, Elza Santana, “Nesta importante data, convidamos para refletir como são feitas nossas escolhas, quando se trata de avaliar nossa alimentação, sendo que essas escolhas estão intimamente relacionadas à nossa qualidade de vida”.

 

Estas escolhas passam por priorizar bons hábitos alimentares e também por nossa postura no enfrentamento da vida. Segundo a psicóloga do Impac, Yasmine Nunes “aceitar as exigências da vida e aprender a lidar com as emoções, sejam elas agradáveis ou não”, são maneiras de manter a saúde, neste caso emocional.

 

Dentro deste contexto a massoterapia é hoje reconhecida como auxiliar no bom andamento da saúde, conforme afirma a massoterapeuta Fátima Oliveira, “uma massagem de 20 minutos já é capaz de reduzir pela metade a ansiedade e dores, pelo aumento da liberação de substâncias como a serotonina e a dopamina, responsáveis por reduzir a transmissão do impulso doloroso para o sistema nervoso central, trazendo assim benefícios para a saúde”.

 

Atualmente tem-se observado um intenso movimento das pessoas em busca de uma vida saudável, seja por meio de massagens que liberam substâncias amigas do organismo e ajudam a descarregar energias, seja por meio de atividades físicas que promovam contato com a natureza e com grupos de pessoas e, principalmente pela mudança de hábitos alimentares e postura diante dos desafios da vida. “É importante que se introduzam bons hábitos alimentares desde cedo, observando em cada fase da vida (criança, adolescente, adulto ou idoso), as diferentes necessidades nutricionais. Hábitos como se alimentar de três em três horas, preferir alimentos frescos aos processados, evitar frituras, ter o costume de ingerir frutas e verduras diariamente, o consumo de dois litros de água por dia, sem esquecer jamais da prática regular da atividade física terão grande valor na prevenção de doenças crônico-degenerativa”, são as recomendações da nutricionista do Impac, Elza Santana.

 

Uma forma de manter sua saúde emocional é a aceitação de nós mesmos, que implica no reconhecimento dos nossos limites e fragilidades, ou seja, a aceitação de nossa vulnerabilidade está vinculada ao acolhimento de momentos de dificuldades que a vida forçosamente nos impõe. A busca do equilíbrio emocional muitas vezes pode envolver situações conflituosas que devem ser mudadas para tornar a pessoa mais sociável e adaptável às adversidades que a vida nos proporciona. Como quase tudo na vida, estar em equilíbrio é uma questão importante, o prazer saudável, é benéfico à pessoa e essencial para sua saúde, afirma a nossa psicóloga, Yasmine Nunes.

 

A mensagem do Impac para este dia Nacional da Saúde é, portanto, que procuremos andar em equilíbrio entendendo que somos seres integrais. Que nossas ações sejam em todas as áreas de nossa vida, desde o alimento que escolhemos colocar na mesa até o entendimento das nossas falhas e a busca da cura interior que começa justamente nesta reflexão sobre que tipo de vida vivemos até aqui.

 

Colaboração

 

Elza Maria Freire Santana

Nutricionista

CRN9-2938

 

Yasmine Nunes Rodrigues

Psicóloga

 

Fatima Oliveira

Massoterapeuta

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square